Sobre a Revista

A Revista Acadêmica Saúde e Educação é um órgão de divulgação científica associada a Instituição de ensino, Faculdade Logos - FALOG

É um periódico cuja publicação é eletrônica, que apresenta periodicidade SEMESTRAL, que possui finalidade de contribuir para a divulgação de produção científica, profissional e acadêmica de docentes e discentes no âmbito das áreas de ciências da saúde, sociais, humanas, exatas e de educação. Sua criação deu-se no primeiro semestre do ano de 2022.

O primeiro como programado foi lançado no dia 27 de setembro de 2022, O processo de submissão de artigos já está aberto, tendo atualmente, 10 artigos aceitos para o primeiro volume da revista.

A Revista Acadêmica Saúde e Educação oferece ACESSO LIVRE imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilidade gratuita do conhecimento produzido ao público, proporcionado uma maior democratização do conhecimento em todas as esferas. Adota o sistema de submissão em fluxo contínuo, com duas publicações de volumes anualmente, sendo publicada apenas na versão online.

Os artigos recebidos devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente a nossa Revista Acadêmica Saúde e Educação, dessa forma, não é permitido a apresentação simultânea a outros periódicos seja em formato impresso ou digital

E-mail: rslogos@falog.edu.br

Telefone: (61) 37133706 e (61) 998387266

 

PERIODICIDADE

A Revista Acadêmica Saúde e Educação  é uma publicação de versão Eletrônica, com periodicidade semestral (abril/maio e outubro/novembro), mantendo fluxo contínuo de submissão no decorrer de todo o ano.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Acadêmica Saúde e Educação é um periódico que oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

Nos guiamos pelo princípio da disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público, com intuito de pluralizar o conhecimento e difundir nas mais diversas camadas da sociedade, a fim de proporcionar um maior e mais profunda democratização da ciência, educação e informação.

Por isso, não é cobrado nenhuma taxa no ato de submissão ou publicação do manuscrito. Ou quaisquer valores de qualquer natureza.

A revisão linguística e normalização (adequação do artigo ao estilo exigido pela Revista) serão de responsabilidade dos autores.

 

POLÍTICA DE PLÁGIO

Na Revista Acadêmica Saúde e Educação  damos voz aos docentes e discentes das instituições, através do aceite de seus trabalhos acadêmicos, mas somos uma revista que não toleramos plágio, em nenhuma de suas formas. Por isso, seguimos uma política restrita de anti-plágio.

A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores. Todos os artigos enviados à Revista Acadêmica Saúde e Educação  passarão pela verificação de similaridade a partir de programas destinados a tal função.

Os manuscritos nos quais identifica-se a presença de algum trecho passível a plágio e/ou autoplágio, em qualquer momento (submissão, processo de avaliação, e denúncias após publicação) serão tratados de acordo com as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações. Consoante com a ele e com as Diretrizes Básica para Integridade na Atividade Científica (CNPq), a Revista Acadêmica Saúde e Educação solicita que os manuscritos submetidos respeitem os seguintes aspectos éticos

 

Elenca-se aqui, quais são as suposições do plágio:

  1. Apresentar trabalhos de outros como seu;
  2. Adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento;
  • Não usar aspas em uma citação direta/literal;
  1. Paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
  2. Paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Além disso, a equipe editorial da Revista Acadêmica Saúde e Educação estará atenta a manuscritos que possam conter algum tipo de fraude científica. Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:

  1. fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
  2. publicação duplicada;
  3. conflitos de autoria.

Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.

Em casos em que o plágio é incorrido, a Equipe Editorial seguirá os seguintes procedimentos:

  1. a evidência do plágio detectado será enviada aos autores, solicitando uma explicação sobre ele.
    • Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e,
    • Se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.
  2. a evidência do plágio detectada será enviada aos autores, solicitando uma explicação sobre ele.

 

TAXAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO

A Revista Acadêmica Saúde e Educação não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, bem como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Pois, por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A seleção de trabalhos para publicação toma como critérios básicos a sua relevância e pertinência para a linha editorial da Revista, a consistência e rigor na abordagem teórica, na metodologia e argumentação e a correção e clareza na construção do texto.

A publicação está condicionada a dois pareceres emitidos por membros do Comitê Científico, do Conselho Editorial e/ou de colaboradores. O processo de avaliação adotado é o duplo-cego. Atualmente, a avaliação duplo-cego é a melhor opção para avaliadores e pesquisadores por primarem qualidade e confiabilidade transmitida para ambos. Assim, o processo de avaliação decorre, exclusivamente, ao que está escrito e não faça considerações sobre a importância e carreira do pesquisador.

Importante, informar que em caso de divergências entre os pareceristas, será solicitado um terceiro parecer, a escolha do editor da revista. Problemas específicos serão avaliados e decididos pelos Editores.

Os editores realização uma pré-avaliação (triagem), de acordo com as diretrizes e normas de publicação para os autores, antes que o editor de seção responsável realize o encaminhamento do artigo para os pareceristas.

O processo de avaliação de artigos submetidos é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

No desk review, a Comissão Editorial se reúne e analisa, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo a qual a Revista se concentra. Quando necessário, os editores também envolvem algum membro do Conselho de Avaliadores nesse processo.

Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista e aos critérios argumentativos próprios de um texto de caráter científico os autores são comunicados sobre a decisão, em até quarenta e cinco dias contados a partir da data de submissão.

Os artigos aprovados na etapa são encaminhados a dois dos especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review.

Os pareceristas são professores e pesquisadores de reconhecida produção acadêmica em suas áreas de atuação. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado.

Esta etapa do processo de avaliação pode durar até dois meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.

Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento.

A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base no programa editorial da revista. Durante a análise, será levada em conta a probidade ético-teórica, bem como, serão verificados o rigor, a clareza e a precisão do conteúdo analítico; o rigor, a clareza e a precisão da redação.

As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com o(s) autor(es), a(s) autora(s).

Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final.

A Comissão Editorial assegura o anonimato para o(s) autor(es), a(s) autora(s) no processo de avaliação, como, também, assegura aos avaliadores, às avaliadoras, o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para emitir julgamentos.

Os autores, as autoras devem informar a existência de conflitos de interesses que possam ter influenciado o seu trabalho. Portanto, precisam registrar no artigo todo o apoio institucional recebido e outras colaborações (financeiras ou pessoais) relacionadas ao estudo e/ou pesquisa realizados.

O parecerista, por sua vez, deve comunicar à Comissão Editorial quaisquer conflitos de interesses que, em sua opinião, possam influir na sua avaliação sobre o artigo (caso o identifique) e, quando couber, deve declarar-se impedido de analisá-lo.

 

PREPARO DOS MANUSCRITOS

O manuscrito deve ser encaminhado para apreciação no idioma: PORTUGUÊS.

Em relação ao preparo do manuscrito para submissão a nosso periódico, destaca-se, sobretudo, que o tema abordado precisar estar em consonância com o espoco da Revista Acadêmica Saúde e Educação. Também, elencamos a obrigatoriedade da declaração de responsabilidade e cessão de direito autoral (como arquivos em Anexo nesse manual documento) devem ser inseridos no corpo do e-mail de submissão. Devem ser disponibilizados todos os dados do autor correspondente no momento da submissão do manuscrito. Quando obrigatório deve ser anexado também a cópia da aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Em manuscritos resultantes de pesquisa quando envolver pessoas e animais (Resolução do Conselho Nacional de Saúde: 466/2012 ou 510/2016).