A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Giancarlo Rodrigues Souto
  • Heloiza Sousa da Silva
  • Gabriela Andrade Carvalho
  • Roseni da Costa Silva

Resumo

Objetivo: O objetivo desta dissertação é retratar que a audição é o sentido por meio do qual se percebem os sons e a deficiência auditiva por sua vez deve ser tema de discussão, pois embora seja direito da pessoa surda ter acesso a serviços de saúde de qualidade, são por muitas vezes, atendidos de maneira incorreta e desrespeitados em sua condição, ou até mesmo não conseguem ser atendidos pela incapacidade dos funcionários se comunicarem. Contudo objetivou analisar a importância do estudo de (Linguagem Brasileira de Sinais) LIBRAS para uma melhor preparação profissional de saúde para atuar junto à comunidade Surda Sinalizada, oferecendo um atendimento humanizado, específico e inclusivo. Método: A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliografia de pesquisas e artigos científicos. Resultados: Percebe-se a deficiência de profissionais da área da saúde em relação ao conhecimento em LIBRAS e como ter esse conhecimento traria benefícios para o paciente surdo sinalizado. Conclusão: A desqualificação profissional dos Enfermeiros no que tange seu processo de formação e da comunicação efetiva realizada aos pacientes surdos, a partir da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto da assistência à saúde. Portanto, os pacientes surdos que necessitam de cuidados de Enfermagem, na sua maioria, precisam levar consigo uma pessoa do seu convívio para que seja o intérprete no momento do atendimento, fato esse que coloca em risco a privacidade e a excelência do serviço prestado ao paciente.
Descritores: LIBRAS, DEFICIÊNCIA, ENFERMAGEM.

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Publicado

2023-05-05 — Atualizado em 2023-05-08

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